quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Tipos de ficção científica

"Tropas Estelares", "Guerra Nas Estrelas", "Um Estranho Em Uma Terra Estranha", "2001 Uma Odisséia no Espaço", "Perry Rhodan", "As Fontes do Paraíso", "Eu Robô", "O Fim da Eternidade", "20.000 léguas submarinas" e "Viagem Ao Centro Da Terra" são todos títulos de ficção científica, porém uma breve leitura de cada uma dessas magníficas obras mostrará grandes diferenças, que não podem ser resumidas somente à diversidade de autores.
Primeiramente é importante discutir a definição de ficção científica, ela trata principalmente do impacto da ciência, verdadeira ou não, mas vai além disso: qualquer obra que dependa, do fator "tecnologia" para o seu enredo, pode ser enquadrada nesse gênero. Ou seja, o termo ficção científica é vasto e inclui um número bem grande de obras com enormes diferenças entre si, para isso é necessário dividir o gênero em classes e é elas que vamos conhecer hoje, pelo menos os principais.

FC SOFT:


Esse sub gênero tende a focar mais nas relações "humanas" entre os personagens do que no fator ciência e tecnologia. É comum que ela apele para "para-ciências" uma vez que nesse tipo de literatura o que importa seriam as novas "relações sociais" com a introdução de novos elementos e não necessariamente as leis naturais. Podemos dizer que o FC SOFT é mais fiel às ciências sociais do que a física, química e biologia.


Exemplos: "Um Estranho Em Uma Terra Estranha" e "Tropas Estelares" de Robert A. Heinlein, a série "Fundação" de Isaac Asimov e "Duna" de Frank Herbert.


O Melhor livro que eu já li, recomendo a todos!!

FC HARD:


Talvez o preferido dos amantes das ciências naturais, devido ao seu alto grau de fidelidade às publicações da mesma, esse gênero conta com autores fortes como Arthur C. Clarke, Isaac Asimov e Robert A. Heinlein (embora esse ultimo tenha sua "principal" obra como um FC SOFT). No gênero hard, a tecnologia e a ciência são colocados em primeiro plano e o implausível é evitado. Apesar do foco nas relações sociais ser característica do FC soft, muitas obras do sub gênero hard tem como tema as relações "humanas", como o caso do "Eu Robô". Nesse caso é fator que diferencia é a plausibilidade, o gênero SOFT vai utilizar de recursos mais "fantasiosos" enquanto o HARD vai se ater ao que acreditamos que é tecnológicamente possível em um futuro não muito distante.

Exemplos: "Terra Imperial", "As Fontes Do Paraíso" e "2001 Uma Odisséia No Espaço" de Arthur C. Clarke, "Eu Robô" de Isaac Asimov e o conto "A Ameaça Da Terra" de Robert A. Heinlein.

Infelizmente desse eu só vi o filme (que é magnífico).
SPACE OPERA:

Talvez um dos sub-gêneros mais populares de FC (e o mais fácil de virar filme) o space opera compreende aquelas obras onde a fantasia, a ficção e a "diversão" sobrepõe as leis naturais. Nessa subcategoria temos grandes romances repletos de ação, heróis e vilões épicos. Como já disse, tal gênero sacrifica a fidelidade à ciência em prol da diversão, é comum aqui termos naves que viajam "mais rápido que a luz", por exemplo. Muitas dessas obras tentam dar justificativas às "quebras" de leis naturais, mas nunca se preocupam explicar as mesmas (até porque, em grande parte, significaria uma tarefa impossível).

O space opera pode ser confundido com o FC militar, já que ambos focam bastante em batalhas espaciais, porém o segundo tende a ser bem realista quanto à armamentos e táticas com tecnologia militar futurista. É o caso do "Tropas Estelares", embora haja quem discorde, é um bom exemplo de um FC soft com grandes traços de FC militar.

Exemplos: A série literárias "Perry Rhodan" e "Espaçonave Órion", As sagas escritas de "Warhammer 40k", A saga "Guerra nas Estrelas" de George Lucas, a série "Jornada nas estrelas" entre outras.

Boa série, no sebo os livros dela custam cerca de R$2,00 e a diversão é garantida.
STEAMPUNK:

O Steampunk é um tipo de FC que trata de uma realidade ou futuro alternativo, onde a tecnologia à vapor atingiu um nível de desenvolvimento tão elevado que outras formas de energia não precisaram ser descobertos, ou não foram muito desenvolvidos. Os cenários desse tipo de obra remontam aos séculos XVIII e XIX, porém com muitos objetos presentes nos dias atuais, só que em versões de funcionamento mais complicado.

Exemplos Os filmes "Steamboy" e "Captão Sky e o Mundo de Amanhã", algumas obras de Julio Verne, H.G. Wells entre outros autores de FC antigos também são consideradas os primórdios do steampunk.

Steamboy
CYBERPUNK:

É uma desgraça. Não, não estou criticando o gênero (embora eu não seja muito chegado nele), estou resumindo o cyberpunk: uma desgraça. Cidades gigantes e sujas, enorme desigualdade social, tecnologia alta, mas padrão de vida baixo. Os heróis desse gênero são em geral pessoas marginalizadas por sua sociedade, mas com um conhecimento tecnológico acima da média, nesses cenários, também é comum a presença de implantes cibernéticos em humanos, além de uma "fusão" do mundo virtual com o real, portanto os heróis cyberpunk costumam usar de hacking para sua luta contra o "sistema". Uma atmosfera gótica, punk, ideais anárquicos e governos repressores também são comuns aqui.

Exemplos: O filme "Blade Runner", O livro "Neuromancer" e os animes "Ghost In The Shell" e "Ergo Proxy" são bons exemplos. Eu particularmente tenho pouca experiência com esse tipo de obra sendo boa parte dela conseguida com o RPG "Shadowrun".

Existem outros sub gêneros de FC, como o biopunk, distopia, romance planetário... mas não inclui aqui porque a maior parte das obras estão dentro de um desses 5 grupos principais e algumas outras sub-categorias estão praticamente inclusas, ou são de difícil diferenciação dessas que eu citei hoje, por exemplo, "romance planetário" está praticamente incluído no "space opera". Com certeza, com o avanço da tecnologia e da criatividade humana, muitas novas categorias surgirão, afinal a ficção científica nada mais é que o reflexo de nossa imaginação do que o futuro nos aguarda e cada porta que a ciência nos abre, nos trás também novas dúvidas, dando aos autores o "gosto" de tentar desvendar, ainda que sem compromisso, o nosso futuro.



Um comentário:

  1. Gostei do artigo!
    Divulgue o seu blog lá na comunidade no Orkut:
    "Perry Rhodan Brasil"
    No tópico "Qualquer assunto..."
    Possivelmente outros membros virão ler.
    Até mais,
    DIOberto

    ResponderExcluir