terça-feira, 7 de agosto de 2012

Níveis de leitura

Na minha última postagem, sobre o 1984, eu usei as expressões "primeira leitura, segunda leitura..." e muita gente (hahahaha muita gente lendo esse blog, eu sou bom mesmo em ficção...) pode ter estranhado o termo, achando que era preciso ler o livro várias vezes para chegar à aquela interpretação. Bom, a releitura de um texto é crucial para um melhor entendimento do mesmo, mas não é disso que vamos falar agora.

Significados diferentes:

Não é surpresa para ninguém que palavras, expressões possam ter vários significados. Quem usa redes sociais pelo menos convive muito com ironias e duplos sentidos. No primeiro caso o autor quer dizer algo contrário do que ele escreveu e um leitor que deparar com a mensagem fora do contexto dificilmente vai perceber isso, já no segundo existe um significado "ingênuo", mas o que conta mesmo é um outro, "malicioso"¹ que requer um pouco de raciocínio para ser compreendido. Esses são alguns exemplos e existem outros recursos literários que podem ser aplicados para brincar com as idéias de um texto.

Vários significados:

No entanto, em alguns bons textos o que temos são vários significados e TODOS eles são válidos. No 1984 por exemplo, temos a história de um herói tentando sobreviver sob um sistema opressor, temos uma crítica aos governos autoritários, à manipulação da história a disciplina da auto-ignorância, temos uma crítica ao stalinismo... O mesmo livro diz todas essas coisas e não há um significado "mais correto que o outro" e sim um "mais escondido que o outro".

Escavando o texto:

Ai que entram os níveis de leitura. A chamada "primeira leitura" é o significado que você extrai do texto sem fazer muito esforço. É o que há de mais superficial nele, o que é visível. Um significado que exija um pouco de raciocínio, uma abstração um pouco maior do texto, mas que você pode perceber ainda enquanto lê, ficaria na segunda camada, ou "segunda leitura". Aqueles que exigem um raciocínio maior, que você precisa parar para pensar, usar um pouco de seu conhecimento de mundo ficaria na "terceira leitura". Uma "quarta leitura" é aquela na qual você reflete o texto levando em conta o autor e as condições na qual o livro foi escrito.

Níveis ocultos:

Existem significados que nem o próprio autor sabe que colocou no seu texto e só são descobertos levando em conta também a vida pessoal, a história e a psicologia do mesmo. Da mesma forma, padrões no texto podem revelar muito, sobre o seu autor.

Aproveitando melhor o texto:

Não é preciso saber sobre o autor nem contexto histórico para curtir uma boa leitura. No entanto, só tendo ciência desses fatores é que é possível contemplar as verdadeiras dimensões de uma obra. Os níveis de leitura não são necessariamente a quantidade de vezes que você leu fisicamente o texto, mas sim de quantas formas diferentes você enxergou o que foi escrito.

Um comentário:

  1. ¹Não quis dizer que necessariamente o duplo sentido vai ter conotação sexual e sim que o segundo sentido exige um tanto de esperteza para ser percebido.

    Nem sempre o autor deseja o segundo sentido. Mas estamos no Brasil. De acordo com a carta magna, o pior sentido é o que vale.

    ResponderExcluir