terça-feira, 24 de julho de 2012

1984

Edição do 1984 que eu li


Terminei de ler esses dias a obra prima de George Orwell: 1984. Para quem não conhece nem nunca ouviu falar, já adianto que o "Big Brother", entidade que serviu de inspiração para o reality show surgiu desse romance. É um livro de boa leitura e que se o leitor tiver o trabalho de pensar terá seus conceitos atingidos.

Numa primeira "digestão" da obra, temos o cenário de uma super-nação governada de modo extremamente totalitário por um partido "socialista". Tudo é controlado e proibido, até as emoções são podadas e pensamentos são crimes. Em meio a isso, Smith, um membro área mais externa do partido (uma espécie de classe média) luta, debilmente, contra o "sistema".

Já na segunda leitura, levando em conta uma outra obra do autor, "A Revolução dos Bichos", notamos uma forte crítica à modelos totalitários e principalmente à manipulação da história por ideologias, em como a ignorância e a passividade das massas é aproveitada para deturpar o passado de um povo e com isso justificar atos presentes por parte de quem detém o poder.

Conhecendo a vida do autor podemos fazer uma terceira interpretação, sendo mais uma crítica ao desdobramento da revolução russa e ao stalinismo, mas não se limitando à isso e estendendo essa ao socialismo inglês e até à sociedade democrática, que também utiliza à sua forma o duplipensamento e a manipulação histórica.

Não se engane porém, achando que para aproveitar o livro é preciso um refinamento político, ou sociológico. A história em si é envolvente e é possível curti-la sem necessitar de um pensamento mais aprimorado. O autor tem a excepcional capacidade de colocar o leitor na pele de seu personagem principal. Você se sente, do início ao fim no lugar de Smith, infelizmente talvez. Não espere no entanto ação e heroísmo, não há espaço para isso nessa obra.

As joias da obra todavia, são os conceitos da "novafala", duplipensamento e manipulação da história. No livro parecem coisas absurdas, que só poderiam existir mesmo na ficção, porém uma analise crítica da realidade mostra que tais coisas já existem, são mais usadas do que pensamos e todos nós usamos, sem perceber. É um verdadeiro choque.

Eu recomendo a leitura, de preferência depois de ler "A Revolução dos Bichos", do mesmo Autor. É um livro que eu pretendo adquirir (eu peguei ele na biblioteca do instituto) e que acho importante a releitura de tempos em tempos, pois obras desse tipo sempre tem algo novo a nos dizer e nunca se tornam obsoletas.


2 comentários:

  1. Ah esse escritor é muito bom mesmo, eu já li A Revolução dos Bichos... era meio pesado, para a minha idade, eu tinha tipo uns 11 anos, e era pra minha sala fazer um trabalho. Acho forte, a linguagem apesar de falar muitas verdades entre as linhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Imagino o que uma guria com 11 anos espera ao ler um livro com o nome "A revolução dos bichos". É realmente não deve ter sido fácil engolir as execuções e a morte do cavalo Sansão.

      Tal qual o 1984, o revolução dos bichos foi uma crítica ao stalinismo. Orwell lutou nas brigadas Karl Marx na guerra civil espanhola e mesmo estas sendo comunistas, sofreram retaliações e ataques de outros grupos paramilitares comunistas que estavam na Espanha. O motivo era simples, as brigadas eram de orientação trotskistas enquanto os demais grupos eram suportados pela URSS stalinista.

      Excluir